Se você precisa estar sempre acompanhado de uma pessoa de quem gosta e confia, se você se sente incapaz de tomar decisões sozinho(a) e se tem uma constante necessidade de aprovação é possível que você seja uma pessoa dependente emocionalmente.

A dependência emocional é um estado em que o indivíduo não se sente suficiente, levando a uma sensação de incapacidade, de descontentamento e de indecisão permanente. Toda esta insegurança leva a projeção de expectativas em outras pessoas que inspirem confiança: como pais, relações amorosas, amizades, etc.

Como estratégia para manter as pessoas por perto é comum que se coloquem sempre em segundo plano, dando preferência às necessidades dos outros em detrimento das suas próprias. O que afeta seus projetos pessoais, em que sempre existe a participação direta do outro.

Outro ponto bastante característico, em relacionamentos amorosos, é o ciúmes excessivo acompanhado da expectativa de atenção constante. Levando, muitas vezes, a posturas possessivas e controladoras com o(a) parceiro(a).

A causas da dependência emocional pode estar associada a superproteção na infância, o que não contribui para o desenvolvimento da autonomia e da independência. Dessa forma a dependência que inicialmente era dos pais, é expandida para outras relações.

É possível deixar para trás a dependência emocional, através da valorização das virtudes e habilidades que se possui e do reconhecimento de conquistas realizadas ao longo da vida. Ajuda profissional pode ser fazer necessário nesse processo.


Ver mais artigos publicados por Ricardo Henrique Meloni


Conteúdo relacionado