Ao longo do tempo em que atuo com a psicologia clínica, eu venho notando um padrão nos relacionamentos abusivos, o que eu gostaria de dividir aqui com vocês. Antes de escrever este artigo eu pesquisei para constatar se havia algo similar já descrito, e não encontrei nada, embora haja bastante coisa sobre Ciclo do Abuso, sendo diferente de minhas observações.
Primeiramente é preciso entender o que é um relacionamento abusivo. É quando um dos parceiros da relação não tem direito a sua liberdade e espontaneidade em função de imposições e intimidações de sua dupla, fazendo do relacionamento uma fonte de restrições a esta pessoa.

Vamos ao ciclo:

Relação Abusiva - Dependência Emocional - Perda de Recursos Emocionais – Vulnerabilidade - Relação Abusiva. E o ciclo se repete.

Tudo começa com a Relação Abusiva, com as restrições impostas, juntamente com ataques e chantagem emocional, gerando na vítima sentimentos de culpa e sensação de ter pouco valor. Um exemplo disso é a clássica frase: "Se você me deixar, ninguém mais vai te querer", ela afeta diretamente a autoestima e ao mesmo tempo exige da vítima uma gratidão por estar em um relacionamento com o abusador.

Depois vem a Perda de Recursos Emocionais, como: autoestima, segurança, bem-estar, autoaceitação, etc. A pessoa sente que não tem mais nada disso, ficando emocionalmente empobrecida.

Este empobrecimento leva direto à Vulnerabilidade, a pessoa sente que não tem nenhum valor, e por isso é pouco desejável, se tornando extremamente sensível. Que por sua vez vai gerar uma grande Dependência Emocional, já que a pessoa se sente o pior ser humano da face da terra e se encontra sensibilizada, ela fica dependente da aprovação e da aceitação dos outros.

O que reforça a Relação Abusiva, primeira fase do ciclo, porque a vítima irá se apegar a quem estiver próximo a ela, ou seja, o próprio abusador. Iniciando assim um novo ciclo.

Vale lembrar que estas observações foram feitas por mim, e que não passaram por nenhum tipo de comprovação científica. Estou apenas compartilhando com vocês os meus insights


Ver mais artigos publicados por Ricardo Henrique Meloni


Conteúdo relacionado