As dificuldades sobre o diálogo, nos relacionamentos, geralmente se iniciam nas dificuldades que encontramos no diálogo com nós mesmas (os).

Quando adquirimos clareza sobre nossas necessidades e medos, por exemplo, fica mais fácil. Porque? Porque então deixamos de lado as defesas, fugas, que geram conflitos desnecessários. Podemos olhar com honestidade para nós mesmas (os) e reconhecer no outro suas necessidades e medos não expressos também, por detrás de suas falas e comportamentos.

Uma outra dificuldade com o diálogo interno que se reflete no relacionamento é, além de reconhecer suas próprias necessidades e medos, toma-los como legítimos, sem culpa, sem mascara-los para caber no mundo do outro.

Outra questão, neste sentido, é sair do lugar de quem espera que o outro adivinhe o que você precisa- quando, na verdade, é você quem precisa saber - e expressar.

Quando somos honestas (os) com nós mesmos podemos ser honestos com o outro, sem subterfúgios. E essa troca em uma relação pode surpreender a ambos, tornando -os mais reais um para o outro.


Ver mais artigos publicados por Luiza Couto


Conteúdo relacionado