Será que um amor cura o outro?

Você está separada há pouco tempo e começa a se envolver com uma outra pessoa. Vê nesta pessoa a chance de esquecer seu/sua ex. Como agir?

Esse é uma das situações mais comuns que pessoas recém separadas se deparam. Envolver-se afetivamente com alguém logo após a separação. Só que este pode ser um erro que terá um custo alto para o seu estado emocional, ainda não prontamente restabelecido após a separação. 

Por que não você não deve se envolver em um novo relacionamento logo após a separação?

Um dos motivos pelos quais as pessoas se envolvem com alguém nesta fase é para não lidar com os sentimentos e as emoções da perda. Assim, substituem rapidamente o vazio deixado pelo ex parceiro/a.

Você está vivendo um momento especial, de resgate de identidade, de reencontro consigo mesmo. É necessário que viva todas essas fases e se desvincule das cargas emocionais envolvidas em todo esse processo.

Você poderá estar com uma outra pessoa apenas por carência afetiva, para tentar elevar sua autoestima e talvez para mostrar ao ex que você se recuperou rapidamente. Mas estes não devem ser os motivos para se envolver com alguém. Essa é a fórmula que pode levar ao fracasso o seu novo relacionamento.

Não queira estar com alguém só para estar acompanhada/o. Você também estará lidando com um ser humano que poderá se envolver e você ainda não está preparado para viver novamente uma relação saudável. Para um envolvimento profundo e para a formação de vínculos estáveis é necessário estar bem emocionalmente.

Se não olhar para você com profundidade neste momento, poderá se envolver em relacionamentos com um padrão afetivo repetitivo. Poderá repetir os mesmos erros, escolher pessoas parecidas, sem se dar conta disso.

Nesta fase é indicado que você viva esse período de luto. E esse luto tem uma duração que depende de pessoa para pessoa. Não existem regras, mas é importante, no entanto, que não se coloque alguém rapidamente no lugar do/a ex. É necessário “dar um tempo”. Engatar uma relação seguida de outra pode significar apenas que você colocou um no lugar de outro, sem enxergar a realidade afetiva emocional, tentando dessa forma não olhar para si mesma/o.

Cuide da carga emocional deixada pelo relacionamento rompido. Liberte-se de sentimentos e emoções que você traz desse relacionamento. Veja quais foram os seus “erros” e acertos, entenda se tem repetido relacionamentos parecidos e aprenda a gostar de si mesma em primeiro lugar, para então poder gostar de outra pessoa. O seu amor próprio poderá curar as feridas deixadas pela separação!

Após esse período de recesso, quando você estiver mais equilibrada/o emocionalmente, você também terá aprimorado os critérios de escolha do perfil do seu próximo parceiro. Saberá escolher melhor. E estará mais preparada/o para viver um amor novamente.

Abraços, 

 

Debora Diana Marcondes

Psicóloga e Coach


Ver mais artigos publicados por Debora Diana Marcondes


Conteúdo relacionado