Todos nós, em algum momento da vida sentimos ansiedade. Algumas pessoas ficam mais ansiosas e outras menos. Há vários graus de ansiedade, e quem percebe que sente frequentemente um grau de ansiedade tão alto, que chega a atrapalhar a sua vida pode não ser simplesmente uma pessoa que é ou está ansiosa, e sim, estar enfrentando um transtorno de ansiedade generalizado - TAG. É válido prestar atenção se chega a perder o controle quando vem na mente a preocupação ou o medo de algo.

Os sintomas físicos vivenciados no momento da crise de ansiedade são verdadeiros, a pessoa não está fantasiando, e normalmente são: Taquicardia, falta de ar, tremor, baixa concentração, insônia, vertigens, problemas gastrointestinais.

No transtorno de ansiedade a preocupação é perdurável. Habitualmente, as preocupações dos indivíduos que sofrem de TAG, são por diversos motivos e podem decorrer de um para outro. A pessoa vive em constante tensão. Em algumas circunstâncias a tensão pode ser exagerada, e desproporcional. A TAG gera muito sofrimento e muitas vezes atinge a pessoa na vida profissional ou na vida pessoal.

É importante saber que tanto as pessoas que são apenas ansiosas como as que estão enfrentando o transtorno de ansiedade podem   buscar um tratamento a fim de obterem uma melhor qualidade de vida.

Na nossa sociedade, infelizmente ainda há muito preconceito em fazer psicoterapia. Todos nós não só devemos como merecemos cuidar da nossa saúde mental, do nosso bem-estar.

Na psicoterapia será trabalhado o que gera a preocupação. O intuito é amenizar a redução do fluxo dos pensamentos que causam os pensamentos disfuncionais até saná-los. O processo irá ajudar a ter mais serenidade para raciocinar, para agir e evitar todo o mal-estar. Mas é necessário reconhecer que estar passando pela disfunção e aceitar que precisa de ajuda.


Ver mais artigos publicados por Paula Malaquias


Conteúdo relacionado