O tratamento da ansiedade na terapia cognitivo comportamental

A ansiedade vem de uma apreensão com algo que pode ocorrer ou não. O temor de que ainda estar por vir, faz a pessoa ter dificuldades em refletir com o que estar acontecendo no presente, e se preocupar exageradamente com o futuro.

A preocupação é boa quando nos prepara para enfrentar uma possível situação complicada e criarmos estratégias para nos proteger. Dessa forma, a preocupação está nos ajudando, pois está nos prevenindo de sofrer consequências.

 Ex. Um indivíduo deixou o seu carro em uma rua que costuma alagar quando chove muito. Quando ele percebeu os sinais de que poderia chover, colocou o seu carro em uma rua segura.

Nesse caso, o indivíduo foi proativo. Identificou que poderia ocorrer o problema e quis correr o risco. A preocupação foi usada a seu favor.

A complicação é quando a preocupação vira uma ansiedade tão intensa, que a pessoa não consegue criar estratégias favoráveis, uma vez que sente diversos sintomas que a atrapalham na resolução de problemas.

Há técnicas na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) para eliminar os pensamentos que dificultam a vida da pessoa que sofre de ansiedade. A Terapia Cognitiva Comportamental ajuda a transmutar os pensamentos nocivos que desencadeiam as emoções de tormento. Há treinamentos que ajudam bastante a reduzir ou eliminar o transtorno.

O inicio de tudo é reconhecer que sofre um grau considerável de ansiedade e que realmente importuna a sua vida. Com a Terapia Cognitiva Comportamental é possível neutralizar as inquietações.


Ver mais artigos publicados por Paula Malaquias


Conteúdo relacionado